quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Eu tenho a força! O super Besouro-rinoceronte.

Se você topar com um deles por aí, é melhor dar meia-volta em sinal de respeito. O besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros) é, proporcionalmente, o bicho mais forte do planeta. Esse inseto é capaz de suportar 850 vezes o próprio peso. Para ter uma idéia da façanha, imagine um homem de 70 quilos levantando quase 60 000 quilos! Oque seria o equivalente a erguer 15 elefantes. O besouro-rinoceronte é também o inseto mais pesado do mundo: tem entre 70 e 100 gramas.

Dynastinae, vulgarmente conhecidos como besouros-rinoceronte, kabuto, besouro-hercules, é uma subfamília de besouros da família Scarabaeidae. O insetinho leva esse nome por causa dos chifres (apêndices cefálicos e torácicos), os quais são utilizados durante as disputas entre machos por acasalamento ou território.

Ele vive na America do Sul é o mais forte de todos os animais.
Normalmente é preto com mesclas de encarnado muito escuro. Embora originalmente do continente asiático, o Besouro Rinoceronte prosperou na zona do Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial resultado do aumento do tráfego marítimo. O Besouro Rinoceronte é um inseto bastante resistente.

Eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição e, apesar da aparência assustadora, não mordem, não picam e nem são venenosos. Só não tente prendê-los com as mãos fechadas. Pode ser uma experiência humilhante.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Subordem: Polyphaga
Família: Scarabaeidae
Subfamília: Dynastinae

(MacLeay, 1819)

Fontes de consulta:
Wikipédia; Vida verde (Blog), Revista Super Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário